Com novas tendências a cada dia, a área da Tecnologia da Informação (TI) exige soluções disruptivas, visando principalmente o desenvolvimento e bem-estar das pessoas. Iglá Generoso, CEO da DIO, plataforma Open Education brasileira, listou cinco tendências que o mercado de TI vai demandar em 2023:
1 – Cidades inteligentes
A expansão das cidades inteligentes está em evidência e esse conceito vem se espalhando pelo país, com o objetivo de tornar os espaços urbanos conectados às necessidades do desenvolvimento humano e social, promovendo uma melhor qualidade de vida para a sociedade. “É algo que será interessante acompanhar, ao longo de 2023 e nos próximos anos”, comenta o executivo.
2- Ampliação do 5G
A quinta geração de Internet veio com muito mais velocidade e estabilidade, proporcionando novas oportunidades principalmente em contextos de tomada de decisão em tempo real, onde a transmissão e recepção dos dados são cruciais. “A aplicação do 5G será cada vez mais expandida no Brasil no próximo ano”, prevê Generoso.
3- Criptografia como ferramenta de cibersegurança
A criptografia na segurança de dados tem como intuito impedir o vazamento ou acesso de hackers e pessoas mal intencionadas à informações sigilosas. “É uma ferramenta de extrema importância na atualidade, pois dificulta/restringe o uso indevido de informações e dados pessoais de terceiros”, explica o CEO.
4 – Soluções de privacidade
Após a criação da Lei de Proteção de Dados (LGPD), em 2018, o assunto sobre a privacidade digital está cada vez mais em alta nas corporações, que tiveram que se adequar à legislação. “Pesquisas apontam que 65% da população mundial terão seus dados protegidos por sistemas de privacidade digital, um crescimento expressivo em comparação aos dias atuais, uma vez que apenas 10% dos dados são cobertos por regulamentações de privacidade”, afirma o executivo.
5 – Metaverso em evidência
O Metaverso veio para ficar. Com a possibilidade de interação entre o mundo físico e digital, esse universo promete se expandir ainda mais nos próximos anos. Com a popularização desse tipo de plataforma, empresas, influenciadores e corporações devem se dedicar mais a esse tipo de projeto por meio de personagens virtuais.